Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Músic(A)rtes

Blog de divulgação de Artistas e Artes.

04
Ago20

Materiais Diversos em Agosto

Em Agosto, mês quente que sugere parar e usufruir do silêncio, dos lugares e das pessoas, a Materiais Diversos preparou alguns conteúdos adaptados ao Verão.

 

 Oficinas de Técnicas Radicais de Teatro e Dança para jovens, Cartaxo, Julho 2020Oficinas de Técnicas Radicais de Teatro e Dança para jovens, Cartaxo, Julho 2020  © Elisabete Paiva

 

De Junho, e da primeira sessão online do clube de espectadores Ver no Escuro, dedicada ao tema «Morrer em dança: que políticas para que vidas», ficam as reflexões do coreógrafo Volmir Cordeiro.



Ao longo dos últimos meses, a Materiais Diversos abriu um espaço de reflexão e convidou artistas e pensadores a partilharem as suas inquietações — a rubrica O Tempo das Cerejas. Agora, em áudio, partilha todos os textos produzidos desde Abril para que mais pessoas possam conhecer os pensamentos de João Sousa Cardoso sobre invisibilidade, cultura e pandemia, uma partilha vívida de Alessandro Sciarroni a partir de Itália, visões sobre o movimento e a imobilidade na carta escrita à mão por Quim Bigas e as ideias de futuro sobre política cultural de Mafalda Dâmaso.





Em Agosto, Christiana Galanopoulou, historiadora, curadora, dramaturga e diretora artística do Festival MIR (Atenas), é a convidada que nos traz a sua perspectiva sobre o ano 2020 (https://www.materiaisdiversos.com/wp-content/uploads/O-tempo-das-cerejas-5-Christiana-Galanopoulou.pdf) e o que dele emana em termos sociais, políticos e éticos.

 

Entretanto, ficam já algumas novidades para a próxima temporada. De 9 a 11 de Setembro, a Materiais Diversos estará em Roma com um programa integrado no Festival Short Theatre, no âmbito da rede More Than This. Este ciclo é composto por Dream is the Dreamer, de Catarina Miranda, Dança Sem Vergonha, de David Marques, Rua, de Volmir Cordeiro e FIUME, de Tiago Cadete.

 

Ainda em Setembro, no final do mês, será lançado o livro «Paisagens Imprevistas – Outros lugares para as artes performativas», que assinala os 10 anos do Festival Materiais Diversos, com o contributo de diferentes vozes que reflectem sobre a história da dança e das artes performativas em Portugal no encontro com diferentes lugares de criação e programação.

 

Entre Setembro e Novembro, serão retomadas as sessões online Ver no Escuro com Olga de Sotto, Marta Tomé e João dos Santos Martins.

 

Por fim, fica a sugestão à descoberta da publicação online Prácticas inspiradoras nas artes vivas da iberoamérica (http://granerbcn.cat/wp-content/uploads/2020/07/MapIberArtesVivasGrec20.pdf), projecto desenvolvido pelo Festival GREC (Barcelona), onde a Materiais Diversos está referenciada.

 

Publicado por Music(A)rtes