Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Músic(A)rtes

Music is the art that can calm the agitation of the soul

Esperança 🌎

04.08.14

«Pérola»

Intervenções artísticas em espaços devolutos em Torres Vedras.


Publicado por Ana

 

 

TERCEIRA EDIÇÃO \\ 25 de Outubro a 1 de Novembro de 2014

CONVOCATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS \\ CONCEITO

Num edifício urbano devoluto são instaladas diferentes propostas artísticas com a intenção de habitar esse lugar e de o reocupar de forma criativa durante um determinado período. As intervenções artísticas não respondem a nenhum critério específico e a expressão da criatividade não é limitada por qualquer restrição temática.

 

 

\\ ENTIDADE PROMOTORA

As intervenções urbanas em espaços devolutos são promovidas pela Associação ESTUFA – Plataforma Cultural. Fundada em Junho de 2010, esta associação sem fins lucrativos tem o propósito de promover o cruzamento entre diferentes áreas artísticas e de potenciar o florescimento de atividades culturais e a produção de projetos artísticos.

Enquanto estrutura catalisadora de iniciativas está apostada em deixar transparecer as potencialidades individuais e coletivas dos seus intervenientes, traduzindo-as em inovação, empreendedorismo e criação de emprego. A ESTUFA apresenta-se como um elemento agregador de vontades e facilitador do diálogo entre criadores, agentes e instituições, abrangendo transversalmente todos os públicos e intervenientes na dinamização cultural.

 

 

\\ TERCEIRA EDIÇÃO: PÉROLA | 25 de Outubro a 1 de Novembro de 2014

A terceira edição das intervenções artísticas em espaços devolutos será centralizada num antigo espaço comercial situado no centro histórico da cidade de Torres Vedras, na Rua do Terreirinho, onde funcionou a mercearia A Pérola de Torres.

Nesta edição, para além do espaço principal para acolhimento de intervenções – acima identificado – serão também integrados dois espaços devolutos em ruas adjacentes: uma ruína localizada na Rua dos Celeiros de Santa Maria; e uma loja na rua Dr. Aleixo Ferreira.

A par das intervenções artísticas decorrerão sessões de tertúlia e debate em torno do tema da reabilitação/revitalização urbana do centro histórico com o intuito de produzir um documento síntese que agregue sugestões e recomendações que possam servir de suporte à decisão em futuras intervenções arquitetónicas no centro histórico da cidade de Torres Vedras.

Assim, a intenção é criar uma nova narrativa para estes espaços em contextos expositivos e performativos, habitando-os temporariamente e explorando diversos critérios de ocupação e de preenchimento (ou não) do caos e do vazio encontrados. À semelhança do que aconteceu com as edições anteriores (2011 e 2012) a ESTUFA pretende apoiar a criação artística, assumindo a divulgação, o registo e a catalogação das propostas apresentadas.

 

 

\\ APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

A apresentação de propostas implica a leitura integral do documento “Normas de Participação” e sua aceitação, bem como o preenchimento do “Formulário para Apresentação de Propostas” e das indicações nele expressas. Deve ser tido ainda em consideração como documento de suporte à candidatura o ficheiro “Área de Intervenção com Fotos”.

 

 

\\ PERÍODO DE RECEÇÃO DE PROPOSTAS

O período de receção de propostas inicia-se na data de publicação desta convocatória e termina no dia 19 de Setembro de 2014. ​ ​

 

 

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas contacte:

producao@estufa.pt

http://www.estufa.pt/