Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Músic(A)rtes

Music is the art that can calm the agitation of the soul

Esperança 🌎

07.01.15

«O Povo que ainda Canta» do realizador Tiago Pereira

Estreia dia 8 Janeiro.


Publicado por Ana

Teaser - "O povo que ainda canta, série documental", Tiago Pereira, RTP2 from MPAGDP on Vimeo.

 

Depois de quatro anos imparáveis em torno da música portuguesa nas suas mais variadas expressões, com mais de um milhar de projectos registados em mais de 1800 vídeos, depois de mais de uma dezena de documentários realizados e de ter vencido um prémio Megafone, de ver um disco editado pela NOS Discos e de manter um programa semanal na Antena 1, o realizador Tiago Pereira traz ao grande público a série documental 'O Povo Que Ainda Canta', desta vez em formato televisivo, na RTP2.

 

Esta série de 26 episódios é uma produção da Música Portuguesa A Gostar Dela Própria (MPAGDP) e vai estrear no dia 8 de Janeiro de 2015, quinta-feira, às 22h45.

 

'O Povo Que Ainda Canta' surge na sequência dum trabalho extenso de realização de documentários que mostram várias facetas da música portuguesa através dos seus protagonistas. De Norte a sul do país, Tiago Pereira e a equipa da MPAGDP partilham a criatividade dum povo que não quer ser esquecido.

 

Esta série documental, que é um trabalho de autor, está ligada a um canal de vídeos online que desde há 4 anos divulga práticas expressivas que se mantêm vivas, que não pertencem só ao passado e que têm sido registadas nos contextos onde acontecem, sem encenações.

 

«E Quinta Feira a minha vida muda, não estou minimamente preparado para isso, não sei até que ponto tanta exposição pública não vai acabar por ter também muitos efeitos contrários, nomeadamente nas gravações que são coisas íntimas e devem continuar a ser.

Também não sei se a maior parte das pessoas está preparada para ver o país real onde há muito engenho e resistência mas também condições precárias e falta de dentes. Lembro-me sempre de muitas reacções ao filme do Cunha Telles, "Os Índios da Meia Praia" que ele só tinha filmado os desgraçados, os desdentados.

A verdade é que as minhas dúvidas maiores prendem-se com eu saber que aquilo que eu vejo não é na maior partes das vezes visível pela maior parte das pessoas. Eu vejo uma dimensão humana gigante que não cabe em filmes ou em séries ou na definição de Neo realismo. Quinta Feira a minha vida muda e a vossa também em parte. Veremos

Tiago Pereira

 

Quinta feira, dia 8 às 22h45, podem ver o primeiro episódio de O Povo que Ainda Canta na RTP2 ou, quem estiver por Lisboa, na Associação Renovar a Mouraria, à mesma hora.

 

© Ana Paula Branco