Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Músic(A)rtes

Music is the art that can calm the agitation of the soul

Esperança 🌎

13.01.15

SULLEN

Nova faixa «Redondo Vocábulo».


Publicado por Ana

 

O grupo português de metal progressivo/ambiental SULLEN lança o seu álbum de estreia «post human» a 10 de Fevereiro, em formato físico (digipack) e digital. O álbum pode já ser pré-reservado no site da banda ou no Bandcamp.  «post human» foi produzido pelos SULLEN e misturado e masterizado pelo próprio guitarrista da banda, Pedro Mendes, nos Ultrasound Studios, em Braga. Entretanto, os SULLEN divulgaram a faixa «Redondo Vocábulo» hoje em exclusivo no seu site. O tema é um tributo a Zeca Afonso, figura incontornável da música nacional.

 

A mensagem

Todo o processo de composição partiu de princípios que reflectem a percepção da banda sobre o mundo, a realidade, a matéria e o espírito. O sentido de "viagem musical" é, assim, o elo de referência entre as canções, abrangendo diversas experiências e estados de espírito - de tensão e revolta, de purga e paz.

As origens Vindos do Porto, os SULLEN têm origem em 4/5 dos OBLIQUE RAIN, cuja actividade cessarem em 2012. A amizade de longa data e a cumplicidade musical entre César Teixeira, Marcelo Aires, Guilherme Lapa e André Ribeiro nunca se dissiparam e facilmente este novo projecto tomou forma.

A busca por algo musicalmente refrescante e obscuro gerou a criação de algo novo e diferente de tudo o que estes músicos haviam feito. Desde o início persistiu uma intenção clara, um foco e uma direcção colectivos.

 

Novas funções, novos membros

Enquanto davam os primeiros passos em direcção àquilo que se tornaria «post human», algumas vagas precisavam ser preenchidas. A primeira era voz, que César Teixeira abraçou. Pouco depois e assim que os temas começaram a tomar forma e a aventurarem-se por novos terrenos musicais, a necessidade de uma maior paleta sónica tornou-se evidente. Assim, João Pereira juntou-se ao grupo como teclista, trazendo consigo novos desenhos musicais e todas as possibilidades criativas de um sintetizador.

 

As complexas e variadas camadas de guitarra e a necessidade de vozes secundárias levou a banda a procurar um último elemento. Pedro Mendes revelou-se o homem certo com os seus solos criativos e riffs poderosos, para além do seu profundo conhecimento dos objectivos da banda.»

 

Os SULLEN são André Ribeiro - guitarras; César Teixeira - guitarras/voz; Guilherme Lapa - baixo/voz secundária; João Pereira - teclados e sintetizadores/design sonoro; Marcelo Aires - bateria e percussão/voz secundária e Pedro Mendes - guitarra/segunda voz.

 

© Ana Paula Branco